domingo, 11 de dezembro de 2011

3ª" CAMPANHA DOAÇÃO DE LIVROS " BIBLIOTECA ANISIA SILVA"


Prezados Colegas e Amigos! Essa mensagem é para você, afinal sei que todos tem um bom coração!

Estamos fazendo a 3ª campanha para ajudar a Biblioteca Comunitária Anisia Silva, como foi um sucesso as campanhas anteriores com doação de Computador, impressora, livros, papel A4, canetas.

Para essa 3ª campanha temos objetivos maiores para ajudar a Dona Alzira a continuar mantendo essa linda ação em pró das pessoas carentes de informação e também participação social.

Portanto conto com vocês para as seguintes DOAÇÕES:

LIVROS INFANTIS; LIVROS BARSA PARA PESQUISAS;
IMPRESSORA USADA; ( a Atual encontra quebrada)
TELEVISÃO USADA PARA QUE POSSA CONECTAR AO VÍDEO PARA AS CRIANÇAS ASSISTIR; ( pode ser aquela TV que vc possui em casa jogada no canto sem uso) -Obs.: Caso necessário busco em Casa
PAPEL A4, CANETAS.

Estamos continuando essa campanha para ajudar uma organização do terceiro setor a manter sua estrutura é assim beneficiar
a população carente de Santa Luzia- cidade metropolitana da Grande BH.

A organização é uma BIBLIOTECA que tem uma história muito de linda , pois estar sendo mantida pela sua fundadora Dona Alzira,
que não mete esforços para que esse pequeno espaço e dar alegria a todos aqueles que gostam de leitura, mantendo o acervo de
mais de 3000 livros que são emprestados sem nenhuma custos.

Biblioteca Comunitária Anisía Silva
Rua Santa Rita, 207 - Bairro Santa Rita Luzia -MG

Portanto gostaria do apoio de todos para aquele LIVRO que encontra guardado, escondido e sem uso para você,
fosse doado para essa biblioteca que tem como razão levar leitura a pessoa carente de sua comunidade.

ESTAREI RECEBENDO DOAÇÃO A PARTIR DE HOJE ATÉ O DIA 21/11/2011.
LIQUIGÁS CO BETIM -
RUA JOSE GOMES FERREIRA, 280 - BOA ESPERANÇA-BETIM-MG.


UNIDOS EM PRÓ DA BIBLIOTECA ANÍSIA SILVA - FAÇA UM CRIANÇA FELIZ!


Obs.: Nosso parceiro da TINTAS CORAL Sr. José Flávio - www.coral.com.br, estará fazendo a doação das tintas para pintura da Biblioteca.

CAMPANHA DO CONSULTOR
"GRANEL DA LIQUIGÁS! EU INDICO!"

Faça uma visita ao Blogspot abaixo:
http://graneldaliquigaseuindico.blogspot.com

Erlânio Sandro Rufino
Seu Consultor 24hs
erufino@liquigas.com.br
Liquigás - Petrobras
Cel. 31.9612-9656
Tel. 31. 3506-0763 - Belo Horizonte - MG

terça-feira, 29 de novembro de 2011

INFORMATIVO DGLPG NOVEMBRO 2011


Raio-X DGLPG -X DGLPG

Erlânio Sandro Rufino, consultor comercial da área Granel da GMG-LE, é conhecido por todos como um sujeito bem humorado e inquieto em sua criatividade. Atleticano de 47 anos, casado, pai de uma moça de 17, ele tem nada menos que 23 anos de Liquigás. Começou no setor administrativo, como caixa no C.O. de Contagem (MG), passando posteriormente para o setor de Caixa Geral da Sede, depois para Encarregado de Cobranças, até ser absorvido pela GMG-LE , onde atua como consultor há cerca de 4 anos.
Com uma média de 330 clientes ativos em sua carteira e com um PAN estimado em 330 ton/m., Erlânio cobre a região norte de Minas Gerais e parte da região metropolitana, lugares em que seu trabalho tem despertado atenção e curiosidade dos colegas e clientes. Criou suas próprias ferramentas de divulgação e tem utilizado elas para fortalecer seu trabalho de prospecção.

Criou seu próprio Blog e possui oito mil cadastros de clientes de empresas, que recebem periodicamente, por iniciativa dele, informações novas da Liquigás. Reserva um tempo pra trabalhar com as redes sociais em casa, sempre à noite ou nos finais de semanas. Twitter e Facebook se tornaram ferramentas úteis e diferenciadas para Erlânio, que usa os programas para estreitar a relação tanto com os seus clientes ativos como também para abordar clientes em potencial.
“Vários consultores, inclusive de outras partes do Brasil, já me ligaram dando os parabéns e pedindo pra usar alguma idéia ou sugestão minha”, comenta Erlânio. A prova de que suas idéias funcionam bem, são os vários elogios que recebe, principalmente dos clientes, por essas ações. No tempo livre, aproveita pra fazer leituras sobre Marketing e Administração. Mesmo com a vida corrida, reserva um tempo para cuidar da saúde do corpo e da mente. Faz hidroginástica e como todo bom brasileiro, bate uma bolinha aos domingos. Para apurar a velocidade de raciocínio e a visão estratégica se arrisca, sempre que pode, em partidas de xadrez.

Fonte: Informativo DGLPG 11/2011
www.liquigas.com.br

terça-feira, 22 de novembro de 2011

DIA DO SÍNDICO


No dia de 30/11, comemora-se o dia do síndico. Nesta data especial, a LIQUIGÁS-PETROBRAS agradece a colaboração deste profissional tão importante que dedica esforços para que seu condomínio esteja sempre bem conservado e administrado. Sendo VOCÊ um profissional importante para a vida do condomínio e para nossa empresa.
O trabalho de vocês, síndicos, torna o nosso possível e, como empresa de ENERGIA, estamos sempre buscando evoluir cada vez mais com o propósito de sempre satisfazer as suas necessidades, com excelência na prestação de serviço.
Com muita EMOÇÃO e ALEGRIA que a LIQUIGAS e o Consultor ERLANIO RUFINO o PARABENIZA PELO SEU DIA!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

LIQUIGÁS COMEMORA DIA DO CLIENTE - PARABÉNS PELO SEU DIA!


CAMPANHA DO CONSULTOR
"GRANEL DA LIQUIGÁS! EU INDICO!"
Acesse o link abaixo
http://www.graneldaliquigaseuindico.blogspot.com

Erlânio Sandro Rufino
erufino@liquigas.com.br
Liquigás - Petrobras
Cel. 31.9612-9656
Tel. 31. 3506-0763 - Belo Horizonte - MG

domingo, 21 de agosto de 2011

PROPENO DA LIQUIGÁS! EU INDICO!

Primeiro abastecimento de Propeno, fornecido pela Liquigás, realizado pela GMG-LE, para a Transpetro na Ilha Redonda (RJ)


No dia 06 de julho, a Liquigás, em parceria com a Transpetro e a Galvão Engenharia, realizou o primeiro abastecimento de propeno no Terminal Aquaviário da Ilha Redonda (RJ). A GMG-LE, na busca de novas oportunidades de mercado, identificou a demanda para fornecimento do produto. Em pesquisa realizada sobre a utilização do insumo, foi apurado que o propeno seria usado para o sistema de refrigeração dos tanques e esferas de armazenamento de GLP. A GGLOG/GSUP possibilitou a aquisição do produto através da Braskem e a GGLOG/GTRAN efetuou a contratação do transporte. Além da margem que foi agregada ao negócio da Liquigás, também foi aumentado o portfólio de produtos, disponibilizando o propeno para atender novas oportunidades no segmento de refrigeração.

A transferência de produto através de carreta é um fato atípico na Ilha Redonda. Após a Liquigás ter aceitado o desafio, garantindo a operação sem riscos, a Transpetro informou que esta nova modalidade de abastecimento passará a ser uma operação regular e constante no Terminal. Atualmente a Ilha Redonda possui capacidade de refrigeração de 60 t/hora de GLP. Com a conclusão da fase 0 (Revamp da Ilha Redonda) a previsão é atingir um aumento de produção de 100 t/hora de GLP, para estocagem em tanques refrigerados. Até o final do ano de 2011, estão previstas 04 novas fases de ampliação do sistema de refrigeração. A Companhia fornecerá carretas de propeno para todas as fases.

A Gerência Setorial de Construção e Montagem do Terminal Aquaviário da Ilha Comprida, publicou no portal da Petrobras a notícia do abastecimento do Vaso de Propeno na Ilha Redonda, informando que a operação foi concluída com sucesso.
Consultor da Liquigás, Luis Alberto Fernandes
GVGLEIII - David Sérgio Machado Marinho
GMG-LE – Adriano Campos Pereira

Fonte: Intranet/Liquigás
http://portalpetrobras.petrobras.com.br/PetrobrasPortal/appmanager/portalp/desktop?_nfpb=true&_pageLabel=dctm_noticia_engenharia&idConteudo=mais_noticias_002601&areaAtual=engenharia
Erlânio Sandro Rufino
31-9612-9656
Granel da Liquigás! Eu indico!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Medidor individual de gás reduz preço de condomínio em SP.












ACESSE O LINK ABAIXO:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/08/medidor-individual-de-gas-reduz-preco-de-condominio-em-sp.html

Um condomínio em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, instalou, há seis meses, medidores de gás individuais em cada um dos 40 apartamentos. Com a mudança, o condomínio ficou R$ 15 mais barato – valor pago pelo gás encanado por todos os moradores - e a inadimplência caiu.

Conte o que está acontecendo no seu prédio: problemas, soluções criativas e casos inusitados. As melhores histórias você vai ver no SPTV 1ª Edição.

Depois da medida, cada morador paga o que realmente gasta. Segundo o síndico Antônio Neves, a proposta desta forma de medição surgiu porque é a mais prático para identificar vazamentos. Antes da decisão, os moradores visitaram outro condomínio que já tinha individualizado as contas de gás para saber quais eram os resultados.

Os maiores beneficiados com a mudança foram os moradores que vivem sozinhos e aqueles que têm um consumo menor. Em alguns apartamentos, o consumo com o gás ultrapassa os R$ 35, mas, em geral, a maioria dos moradores está pagando menos.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/08/medidor-individual-de-gas-reduz-preco-de-condominio-em-sp.html

Se você é da Cidade de São Paulo para maiores informações
ligue: 11 -3004-3002 ou
E-mail: medicaoindividualizada@liquigas.com.br



Granel da Liquigás! Eu indico!
Erlânio Rufino
31-9612-9656

quarta-feira, 20 de julho de 2011

LIQUIGÁS LANÇA REVISTA " MULHER BRASILEIRA"


“Mulher Brasileira” circula inicialmente no Estado de São Paulo, com tiragem de 200 mil exemplares

A Liquigás lança neste mês de julho a revista “Mulher Brasileira”, seu mais novo canal de comunicação com os consumidores finais.

A revista, nessa primeira fase, será distribuída por revendedores autorizados da Liquigás no Estado de São Paulo gratuitamente no momento da entrega dos botijões de 5, 8 e 13 Kg. Com tiragem inicial de 200 mil exemplares, “Mulher Brasileira” foi concebida para atingir o público-alvo, formado, em sua grande maioria, por consumidoras acima de 25 anos.

“As mulheres são as principais tomadoras de decisão na hora da compra do botijão. Por isso, desenvolvemos o projeto da revista, a fim de estreitar o vínculo e o relacionamento da Liquigás e seus revendedores com o público feminino, que é parcela muito importante dos nossos consumidores finais”, explica Antonio Rubens Silva Silvino, presidente da Liquigás.

A Liquigás homenageou as mulheres no próprio título da revista. Além disso, para agradar e informar seu público-alvo, “Mulher Brasileira” conta com matérias voltadas ao universo feminino, permeando assuntos como economia doméstica, moda, culinária, família, educação, saúde, bem estar, entretenimento, dicas de segurança, responsabilidade social e ambiental, entre outros assuntos.

“A revista tem um conteúdo focado em temas que estão ligados ao dia a dia das mulheres, constituindo-se em um veículo de serviços e entretenimento. Esperamos assim que a entrega da publicação gere expectativa para as próximas edições, e inclusive as incentive a pedir o produto da Liquigás”, afirma Paolo Ditta, diretor de GLP Envasado da Companhia.

Nesta edição, a revista traz como destaque uma reportagem sobre o tema forno e fogão, a qual inclui receitas rápidas e baratas para um cardápio completo, tanto para fazer o pão que vira uma deliciosa pizza, quanto para preparar o almoço de domingo ou um jantar romântico.

O primeiro número de “Mulher Brasileira” também traz uma matéria sobre cuidados com os filhos, que inclui dicas de profissionais especializados em diversas áreas sobre o cuidado com os bebês, as crianças e os pré-adolescentes. Nesta reportagem, as leitoras vão descobrir informações a respeito do sono dos recém-nascidos, a importância da formação escolar dos filhos, bem como a hora certa dos mais crescidinhos iniciarem os namoros.

Algumas seções serão fixas, como a Olho Vivo, que irá trazer dicas de segurança doméstica, com foco principalmente no uso do GLP, e a Tá n@rede, que irá apresentar dicas de sites interessantes e outros movimentos que estiverem ganhando vida no universo virtual, como as redes sociais.

“A Liquigás quer fazer parte do cotidiano das mulheres, trazendo conteúdo relevante que as ajude a administrar o ambiente familiar, a vida profissional e seus desafios diários”, observa Celso da Frota Braga, diretor de Planejamento de Mercado da Liquigás.

Fonte: Intranet/liquigas. Gerências :: GRI :: GCOM :: Notícias

GRANEL DA LIQUIGÁS! EU INDICO!
Erlânio Rufino
31-9612-9656

domingo, 3 de julho de 2011

LIQUIGÁS SOLUÇÃO PARA SUA EMPRESA!

Grande Granel

Soluções inteligentes para grandes consumos

A Liquigás projeta, executa e abastece instalações de grande porte de armazenagem e transferência de GLP, sob medida para atender às suas necessidades. A partir de estudos detalhados do processo, a equipe técnica especializada e altamente qualificada da Liquigás dimensiona instalações customizadas com objetivo de maximizar o aproveitamento energético, utilizando critérios de segurança que atendem normas nacionais e internacionais.

O que é uma instalação típica Grande Granel?
Este tipo de instalação é composta por recipientes estacionários que são abastecidos no local por carros-tanques.
Os recipientes, das mais variadas capacidades de armazenamento, são instalados de acordo com a área disponível e a avaliação da demanda de consumo, ocupando o espaço mais adequado para o conforto, economia e segurança do abastecimento.
Cada instalação é desenvolvida com o objetivo de se obter o máximo de eficiência do processo e possui o tipo ideal de recipiente estacionário: horizontal, vertical, aéreo ou subterrâneo, sendo que todas elas possuem o conjunto de regulagem que propicia a condição apropriada para o consumo de GLP.
Com a energia do GLP Liquigás, sua empresa vai mais longe.



1. As instalações da Liquigás são modulares e têm a seguinte configuração básica:

1.1. Armazenagem de GLP em vasos de pressão;
Vasos construídos por fabricantes qualificados, em conformidade com a ASME (American Society of Mechanical Engineers), seção VIII, última edição, sob acompanhamento de inspetores da Liquigás.
1.2. Sistema de vaporização e redução de pressão;
No intuito de otimizar a instalação e fornecimento de GLP no cliente, a Liquigás poderá instalar um sistema de vaporização que garante um fornecimento contínuo, customizado e independente das condições climáticas.

1.3. Linhas de interligação e consumo;
As tubulações utilizam conexões e válvulas flangeadas ou roscadas, além de tubos sem costura.

1.4. Resfriamento e combate a incêndio;
Sistema projetado em conformidade com as normas Liquigás, superando exigências nacionais e internacionais. Com duplo sistema de resfriamento dos vasos de armazenagem, por meio de anéis aspersores (superior e inferior) que garantem resfriamento por igual em toda a superfície metálica. Interligado ao anel de combate a incêndio, o sistema é acionado automaticamente, por válvula de alívio, em temperaturas superiores a 35°. Instalações de grande porte contam também com canhões de combate a incêndio, um diferencial exclusivo da Liquigás.

1.5. Abastecimento de empilhadeiras.

2. Capacitação
Concluída a montagem, técnicos da Liquigás acompanham a pré-operação do sistema e fornecem capacitação teórica e prática aos operadores.

3. Suporte Técnico 24h
A Liquigás garante assistência técnica, inspeção periódica e manutenção preventiva. Atendimento 24 horas para manutenção corretiva, assegurando a continuidade operacional e a segurança da instalação.
Fonte: www.liquigas.com.br

Granel da Liquigás!Eu indico!
http://graneldaliquigaseuindico.blogspot.com/
Erlânio Rufino
Ligue: 31-9612-9656

LIQUIGÁS SOLUÇÃO ENERGÉTICA PARA SUA EMPRESA!


ALUMAR É AGORA LIQUIGÁS!
Realizado evento de lançamento da Árvore Fundamental do empreendimento XXXXXX

 no Consórcio de Alumínio do Maranhão
No dia 17 de junho, foi realizado no Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) evento que marcou o início dos trabalhos de montagem do empreendimento XXXXXX. Na oportunidade, o Diretor de GLP Granel (DGLPG), Thomaz Lucchini Coutinho, juntamente com o Diretor da Alumar, Nilson Ferraz, plantaram uma árvore simbolizando o "nascimento" da obra.

A Alumar é um dos mais importantes complexos mundiais de produção de alumínio e representa o maior contrato da história da Liquigás em relação ao fornecimento de GLP. Para a realização do empreendimento, estão diretamente envolvidos 130 profissionais, entre funcionários da Liquigás, do Consórcio e de empresas prestadoras de serviços contratadas, cujo efetivo chega a ser de 98% de pessoas originárias da região de São Luis (MA). Quando estiver concluído, no primeiro semestre de 2012.

O XXXXXX é uma tecnologia desenvolvida pela Liquigás que permite gerar uma composição com capacidade de transferência energética constante e equilibrada, além de possibilitar às indústrias movidas pelo gás natural dispor de um substituto energético alternativo constituído a base de GLP - Gás Liquefeito de Petróleo, que pode ser utilizado na condição de “substituto” total ou parcial, garantindo assim que os processos industriais dos clientes tenham continuidade mesmo na ausência do GN A substituição é feitas sem que haja a necessidade de parar a linha de produção, o que aumenta a produtividade e consequentemente a lucratividade do cliente. O sistema evita o desabastecimento de plantas industriais, protegendo as empresas de prejuízos decorrentes de eventuais paralisações no fornecimento de gás natural.
Fonte: Intranet-Liquigás

GRANEL DA LIQUIGÁS!EU INDICO!
http://graneldaliquigaseuindico.blogspot.com/
Erlânio Rufino
31-9612.9656

sábado, 2 de julho de 2011

INOVAÇÃO EM SOLUÇÃO ENERGÉTICA - ALUMAR AGORA É LIQUIGÁS

XXXXXX da Liquigás foi
a solução energética
eleita pelo Consórcio
de Alumínio do Maranhão (Alumar)
como a mais adequada para
atender às suas necessidades de
processo industrial na fabricação
de alumínio. A escolha se deu em
função da tecnologia empregada,
que permite gerar uma mistura de
GLP com ar, que tem características
de perfeita intercambiabilidade
com o gás natural.
Ao atender a essa demanda
da Alumar – um dos maiores complexos
mundiais de produção de
alumínio, localizado no município
de São Luís – a Liquigás Distribuidora
fechou o maior contrato de
fornecimento de Gás Liquefeito
de Petróleo (GLP) a granel da sua
história; posicionando a Alumar,
consórcio formado pelas empresas
Alcoa, BHP Billiton e Rio TintoAlcan,
como o único no mundo
a utilizar o GLP no processo de
produção de alumínio.


INOVAÇÃO EM SOLUÇÃO ENERGÉTICA
Diretor GLP Granel da Liquigás Sr. Thomas Lucchini Coutinho
“O contrato com a Alumar é
um marco na história da Liquigás,
não somente pela quantidade de
GLP envolvida, mas também pela
característica inovadora que esse
fornecimento traz para o mercado
de GLP, no Brasil”, destaca Thomaz
Lucchini Coutinho, diretor de
GLP Granel da Liquigás.
“A solução desenvolvida pelos
engenheiros da Liquigás, em conjunto
com a Alumar, é inédita na
indústria de alumínio e, portanto,
representou um grande desafio
para toda a equipe da Liquigás
envolvida. Esse é um projeto desenvolvido
sob medida para o
cliente”, explica.
O acordo demandará elevados
investimentos na instalação
de uma estação de GLP no complexo
da Alumar. “Com esse contrato,
a Liquigás reafirma o seu
perfil inovador, sempre com foco
nas necessidades dos seus clientes.
Quando iniciar o fornecimento
do gás, que ocorrerá depois do
término das obras, previsto para
o último trimestre deste ano, a Liquigás
vai incrementar de forma significativa a sua participação no
mercado nordestino de GLP a granel”,
conclui o executivo.
Persistência reconhecida
O GLP substituirá o diesel na alimentação
dos fornos de cozimento
do anodo – blocos formados de
piche e coque, que, após processo
de cozimento, são utilizados na
transformação da bauxita em alumínio
– e assegura para a Alumar
ganhos ambientais e de eficiência
energética.
“Iniciamos os contatos com a
Alumar em 2005”, recorda Darlan
Cozendey, gerente de Mercado
Granel Nordeste da Liquigás. “Ao
término daquele ano agendamos
uma reunião para janeiro de 2006,
na qual apresentamos à Alumar
os serviços e produtos da Liquigás,
principalmente o XXXXXX”.
A partir de então, a Liquigás buscou
aprofundar ainda mais o seu
conhecimento no processo de cura
do anodo realizado pela Alumar,
em cujos fornos o GLP será utilizado.
“Isso nos permitiu identificar e
avaliar as questões mais importantes
para a Alumar, como segurança,
ganhos ambientais e econômicos”,
destaca o gerente. “Também
estudamos aspectos relacionados
à análise de riscos, realizados pela
DNV (Det Norske Veritas), e aspectos
ambientais, estudados pela
empresa Figener, além dos estudos
de engenharia, desenvolvidos pela
Liquigás e a Alumar”.
A última etapa passou pela área
de engenharia corporativa do Consórcio,
que avaliou a tecnologia do
sistema de combustão, em um processo
que levou quase um ano. “A
negociação foi bastante complexa,
envolvendo diferentes aspectos técnicos,
jurídicos e comerciais. Mas todos
estavam comprometidos com o
sucesso e a conquista desse grande
cliente”, observa Cozendey.
Ganhos ambientais
Cozendey considera que entre os
benefícios para a Alumar, em função
da substituição do diesel pelo GLP,
se destacam: os ganhos ambientais, devido à redução expressiva de
emissões de compostos de enxofre
(responsável pelas chuvas ácidas e
pelo monóxido de carbono, contribuindo
ainda para o efeito estufa) e
dos particulados na forma de cinzas.

“O XXXXXX vai promover melhora
significativa nas condições ambientais
da região, permitindo assim à
empresa obter créditos de carbono”,
agrega o gerente da Liquigás.
Ele pontua ainda os ganhos nos
aspectos de segurança, devido à
redução das possibilidades de ocorrência
de eventos indesejados, e
econômicos, uma vez que é esperada
uma redução expressiva no consumo
energético global, incluso aqui
a energia elétrica. “Estimamos um
consumo da ordem de 1.460 toneladas/
mês que poderá aumentar se
passarmos a fornecer GLP para outro
processo produtivo da Alumar”.

O gerente de Mercado Granel
Nordeste da Liquigás revela que a
Alumar, ao analisar a proposta da
Liquigás, concluiu que o uso de GLP
no processo de cozimento de anodos
para fabricação de alumínio
não tem similar no mundo. Portanto,
a empresa está sendo pioneira nesse
tipo de aplicação de GLP.
“Acreditamos que outras oportunidades
semelhantes estão a caminho,
com possibilidade de substituição
de parte da energia elétrica,
principalmente em fornos de espera
utilizados para manter o metal aquecido
e para substituir óleo combustível
e óleo diesel”, comemora Cozendey.
“Uma vez que o Brasil é um dos
maiores produtores e processadores
de alumínio do mundo, as possibilidades
futuras são grandes”, conclui.
Instalação
A escolha do XXXXXX pela Alumar
se deu em função da tecnologia
empregada, pois permite gerar uma
mistura de GLP com ar, que tem características
de perfeita intercambiabilidade
com o gás natural além de
manter sempre estável a capacidade
de transferência de energia térmica
ao longo do tempo.

A instalação XXXXXX será composta
de cinco sistemas que funcionarão
integrados de forma automática.
Haverá uma central de transferência,
na qual o GLP do caminhão VGG
(Veículo Grande Granel) é transferido
para os tanques de estocagem,
que ficam em uma segunda unidade
integrada, de armazenagem.
Uma central de bombeamento
vai manter a pressurização
do sistema, que dispõe ainda de
centrais de água quente e vaporização
(onde é feita a transformação
do GLP da fase líquida para
a gasosa) e de ar comprimido, o
qual é combinado com o GLP de
forma controlada, em uma central
misturadora, para a obtenção do
XXXXXX. Essa composição será
monitorada durante todo o tempo
por um equipamento denominado
Wobbimetro, que garantirá
que a capacidade energética da
mistura seja constante e igual.
A instalação XXXXXXX terá a
responsabilidade de garantir o
fornecimento da energia térmica
necessária para manter em funcionamento
todo o processo de
cozimento de anodos nos fornos,
que é o “coração” de uma unidade
de fabricação de alumínio. Estes
serão utilizados nas cubas nas
quais a bauxita é transformada em
alumínio, por meio de processos
eletrolíticos.
Fornecimento eficiente
Por ser abrangente, o escopo
do empreendimento vai ser desenvolvido
em três frentes: a planta
XXXXXX, na qual o GLP é estocado
e, na sequência, misturado ao
ar comprimido de forma controlada
gerando o XXXXXXX; a montagem
de cerca de 2.000 m de tubulações
das redes de distribuição
levando o XXXXXX até os fornos
nos quais será consumido; e a
modificação dos sistemas de combustão,
quando serão adaptadas
O GLP fornecido pela Liquigás substituirá o diesel na alimentação dos fornos de cozimento de anodos
53
as 30 estruturas de queima com
a instalação de 400 queimadores,
nos quais o XXXXXXX é ajustado
quanto às vazões e pressões para
que a combustão ocorra de forma
eficiente e segura, sendo que esse
trabalho vai ser totalmente executado
com os fornos em funcionamento.
Não haverá parada de
produção.
Para garantir que o fornecimento
do combustível seja contínuo,
tudo foi planejado para funcionar
com 100% da capacidade instalada
em condição de stand by, ou
seja, tudo é dobrado. “A previsão
é de que serão necessários dez
meses para a execução do empreendimento,
de forma que o primeiro
fornecimento de GLP deve
ocorrer ainda no último trimestre
de 2011, atingindo a condição
plena de consumo no primeiro trimestre
de 2012”, conta Elcio Rocha
Sarti, engenheiro da Gerência
de Instalações e Manutenções em
Clientes II da Liquigás.
O abastecimento do GLP será
feito por meio de carretas vindas
do Centro Operativo de São Luís
(MA ), distante cerca de 30 km da
Alumar. O regime normal de trabalho
dos fornos é de 24 horas/
dia, 360 dias por ano.
“Temos projeções muito positivas,
e com a confirmação dos resultados
esperados, seguramente
teremos aberto, com esse empreendimento,
um novo caminho, uma
nova alternativa para utilização do
GLP, uma vez que significativas
economias poderão ser obtidas,
isto sem falar nas melhorias ambientais”,
comemora Sarti.
CONTATO LIQUIGÁS
Darlan Cozendey
dcozendey@liquigas.com.br – (81) 3117-3714
Fonte:Revista Soluções BR Mercado Consumidor
Nº43 ano 7 Janeiro/fevereiro/março 2011

GRANEL DA LIQUIGÁS! EU INDICO!
http://graneldaliquigaseuindico.blogspot.com/
Erlânio Rufino
Ligue: 31-9612-9656

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PUROGAS É DA LIQUIGÁS!!







Liquigás lança o Purogas

A Liquigás Distribuidora – empresa do Sistema Petrobras que atua na distribuição de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) –, lança o Purogas, um novo produto para atender a demanda crescente do mercado de gases propelentes para aerossóis. O investimento da Liquigás neste projeto foi de R$ 4 milhões e englobou o desenvolvimento do produto e a construção de uma nova planta industrial de purificação de gases.

Os gases propelentes para aerossóis (mistura de propano e butano), amplamente utilizados por fabricantes de desodorantes, cosméticos, desodorizadores de ambiente, inseticidas, medicamentos, produtos alimentícios e óleos, entre outros produtos, são pouco explorados pelas empresas distribuidoras no mercado brasileiro.
“O lançamento do Purogas demonstra o posicionamento da Companhia de buscar permanentemente o desenvolvimento e ofertar soluções para atender às necessidades e demandas do mercado”, afirma Antonio Rubens Silva Silvino, presidente da Liquigás Distribuidora. Ele destaca que o lançamento do Purogas é referência para o setor e está alinhado à estratégia da Liquigás de liderar a inovação no mercado de GLP.
Segundo Thomaz Lucchini Coutinho, diretor de GLP Granel da Liquigás, a empresa identificou que não havia no País uma planta industrial capaz de fornecer ao mercado um produto com o nível de pureza requerido pelas indústrias de aerossóis. A planta do Purogas passa a integrar o Centro Operativo de Capuava da Liquigás, em Mauá, na Grande São Paulo, considerado um de seus mais modernos centros de engarrafamento e distribuição de GLP, certificado pelas Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.
A Liquigás tem estudos para realização de uma etapa de expansão, visando à duplicação da capacidade da planta, que deve exigir outros R$ 2 milhões em investimento. “A ampliação de nossa capacidade vai depender do crescimento do mercado, mas o importante é estarmos preparados para atendê-lo”, pondera Thomaz.
A planta industrial tem capacidade para produzir 20 mil toneladas/ano do produto, sendo que, com a expansão da planta, a capacidade deverá atingir cerca de 50 mil toneladas/ano.

fonte:http://www.sirgaserj.org.br/sirgaserj/index.php?option=com_content&view=article&id=1925:liquigas-diversifica-com-o-lancamento-do-purogas&catid=35:geral&Itemid=61

domingo, 15 de maio de 2011

GRANEL DA LIQUIGÁS! EU INDICO!



PARA O SEGMENTO INDUSTRIAL:
Fundições e Cerâmicas, Indústria Automotiva, Indústria têxtil, Siderúrgicas, Indústria de papel e celulose.

LIGUE: 31-9612-9656
ERLÂNIO RUFINO

sábado, 14 de maio de 2011

PUROGAS DA LIQUIGÁS! EU INDICO!







Sobre o Purogas

O Purogas é um propelente livre de impureza, odor e umidade, característicos dos gases liquefeitos de petróleo. Seu processo de obtenção consiste da filtragem do propano e butano, resultando em um gás de elevado padrão de qualidade. Purificado, o produto será comercializado em várias proporções de mistura de propano e butano, de acordo com a pressão de vapor desejada pelo cliente em função da aplicação.

Outra inovação é que a Liquigás oferecerá aos seus clientes a opção do preparo das misturas dos gases no momento da entrega, o que será possível com a utilização de caminhões com tanques separados para armazenagem do butano e propano.



fonte: www.liquigas.com.br

sábado, 30 de abril de 2011

GLP para Aerossóis - PUROGAS

A utilização de propelentes, no conceito de aerossóis surgiu na Universidade de Paris, no fim do século passado, quando alguns fisiologistas utilizaram as propriedades anestésicas do Cloreto de etila, e hoje são utilizados com cosméticos, inseticidas, repelentes, farmacêuticos, domésticos e produtos industriais.

Os produtos aerossóis são compostos tipicamente por: embalagem; prato da válvula; válvula; tampa; conteúdo e propelente.


Têm como princípio de funcionamento o fato de serem produtos de autopropulsão pelo uso de Gás Liquefeito ou gás comprimido.

As vantagens de utilização do Gás Liquefeito de Petróleo como propelente são:


Disponibilidade em território nacional;
Instalações seguras;
Maior faixa de compatibilidade com produtos e embalagens;
Características físico-químicas conhecidas e de fácil trato;
Baixo custo em relação à obtenção e utilização de outros propelentes;



sexta-feira, 22 de abril de 2011

APLICAÇÕES DO GLP - RESIDÊNCIAS


GRANEL DA LIQUIGÁS! EU INDICO! MERCADO DE GLP

Mercado de GLP
O consumo mundial de GLP é de aproximadamente 200 milhões de toneladas anuais e tem nas economias emergentes o maior potencial de consumo. No cenário mundial o GLP desempenha um importante papel ambiental e social, sendo incentivado como fonte de energia.

GLP no Brasil

O GLP é um dos principais componentes da matriz energética brasileira, promovendo o progresso e a integração social em todas as regiões do país. Trata-se de um importante recurso na promoção da cidadania, principalmente nas camadas de menor renda da população, que desempenha um papel fundamental no progresso sócio-econômico e desenvolvimento sustentável do país.






No Brasil, a distribuição de GLP em recipientes transportáveis, os denominados botijões de gás, abrange 100% do território nacional e garante o abastecimento de 95% dos domicílios(2), o que lhe confere uma penetração nos lares ainda maior que a luz elétrica e água encanada. Por suas características de portabilidade e armazenamento, o GLP não possui limites de utilização geográfica, atendendo 100% dos municípios brasileiros(1).











O mercado brasileiro de GLP conta com uma ampla rede de distribuidores e milhares de pontos-de-venda espalhados por todo país, atendendo aproximadamente 42 milhões de lares e gerando pelo menos 350 mil empregos diretos e indiretos(1).



Ao longo das três ultimas décadas, o mercado brasileiro passou por profundas transformações e atualmente vivemos um momento de consolidação desse processo de mudança. O alto grau de competitividade do setor resultou em bons níveis de serviço e segurança para o consumidor.



O consumo mundial de GLP é de aproximadamente 200 milhões de toneladas anuais e tem nas economias emergentes o maior potencial de consumo. No cenário mundial o GLP também desempenha um importante papel ambiental e social, sendo incentivado como fonte de energia.



Gás Combustível a Granel e Alternativo



O mercado de GLP está em contínua expansão com relação às formas de sua utilização. Ele já pode ser utilizado como gás combustível alternativo, equivalente ao gás natural.

Com o grande aumento da utilização do Gás Natural, podemos prever o aumento do GLP como combustível alternativo, já que pode ser utilizado como backup na prevenção de qualquer parada no processo produtivo por falta de GN, com a utilização dos mesmos equipamentos de queima.



Além disso, 21% do consumo de GLP no Brasil é destinado a indústrias e comércio. Entre 1995 e 2007, o consumo industrial de GLP aumentou em 800 mil toneladas1, conforme podemos verificar nos gráficos abaixo.




Distribuição do consumo de GLP no Brasil (2007)(3)




%

Outros 25%

Cerâmica 22%

Alimentos e Bebidas 12%

Ferro-Gusa e Aço 12%

Não-ferrosos e outros metais 12%

Química 9%

Papel e Celulose 4%

Mineração e Pelotização 3%

Textil 1%


Cadeia de Comercialização do GLP (5)


O mercado de GLP no Brasil é composto por (6):

21 distribuidoras;

47.909 revendedores, sendo 17.737 autorizados e 30.174 credenciados;

99 milhões de botijões.

As vendas por região (ano 2007) tiveram o seguinte cenário(7):

SE: 48,33%
S: 17,28%
CO: 7,64%
N: 5,44%
NE: 21,31%


fonte:www.liquigas.com.br
____________________________

(1) Fonte: ANP
(2) Fonte: ANP
(3) Fonte: Balanço energético Nacional 2007 que considera dados de 2006
(4) Fonte: ANP. Obs.: Granel nesta tabela refere-se a todos os produtos exceto P-13
(5) Fonte: ANP (site Petrobras)
(6) Fonte: Relatório ANP JAN/2008
(7) Fonte: Relatório ANP JAN/2008 - dados referentes às vendas de GLP no período de jananeiro à dezembro de 2007

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Liquigás é a primeira empresa do Estado de São Paulo a gerar créditos de emissão de poluentes por fontes móveis




Empresa modernizou sua frota de caminhões e criou, em parceria com a Petrobras, um modelo de estimativa de cálculo da redução da emissão de poluentes de veículos automotores

A Liquigás é a primeira empresa no Estado de São Paulo a gerar créditos pelo mecanismo de compensação de emissões por redução de poluentes de fontes móveis, reconhecidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. O mecanismo de compensação está previsto no Decreto Estadual Nº 52.469/2007.

A concessão de créditos de emissão de poluentes atmosféricos é feita pela CETESB às empresas que, voluntariamente, reduzem a emissão de poluentes provenientes de suas atividades. No caso da Liquigás, os créditos de emissão foram gerados a partir da substituição da frota de 51 caminhões a diesel, que fazem a entrega de GLP granel em todo Estado de São Paulo, por veículos zero quilômetro, com tecnologia de controle de emissões mais avançada e menos poluente.



Como resultado, estima-se uma redução da emissão de cada um desses veículos de 57% de monóxido de carbono (CO), 42% de hidrocarbonetos (HC), 69% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 25% de material particulado (MP) nas áreas de circulação da frota da Liquigás. “Atualmente, a poluição veicular é um dos principais problemas das grandes cidades. O projeto da Liquigás demonstra a importância do adequado controle das frotas para a contribuição efetiva na melhoria da qualidade do ar dos grandes centros urbanos.”, afirma Silvio Rogério Monteiro, Gerente de Meio Ambiente da Liquigás.



Por possuir frota cativa e um plano de modernização de seus veículos, a Liquigás e a Petrobras, em conjunto, desenvolveram o projeto piloto denominado “Projeto de Geração de Créditos de Emissão Atmosférica de Frota Móvel da Liquigás Distribuidora”, cujo objetivo foi definir um método de cálculo para estimar a redução das emissões de poluentes decorrente da modernização da frota da Liquigás. O método desenvolvido teve como princípio as reduções contínuas dos fatores de emissão dos veículos novos, devidas ao Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE.



Todos os veículos da nova frota da Liquigás utilizam tecnologia da Fase V do PROCONVE. Isso significa que são veículos com níveis de emissões de poluentes significativamente menores em relação aos veículos mais antigos. “O fator típico médio de emissão, por exemplo, de hidrocarbonetos de um veículo antigo, sem controle, é 2,9 g/Km, enquanto o de um caminhão da Fase V do PROCONVE é 0,64 g/Km, ou seja, menos que um quarto”, explica o engenheiro Olimpio de Melo Álvares Jr. do Setor de Operações e Regulamentação da CETESB.



O projeto piloto da Liquigás é pioneiro no Estado de São Paulo. Foi o primeiro projeto de geração de créditos de emissão de poluentes por fontes móveis reconhecido pela CETESB. Esse reconhecimento foi formalizado com a assinatura de um Termo de Compromisso entre a Liquigás e a CETESB.



Além de modernizar a frota, a Liquigás assumiu formalmente o compromisso de realizar o monitoramento ambiental permanente da frota, por meio de medições trimestrais de opacidade (fumaça), sistematicamente reportadas à CETESB, garantindo emissões mínimas ao longo da vida útil dos veículos.



“Esse é um marco importante para a Liquigás, porque é mais um novo projeto da Companhia que afirma, na prática, um de seus valores, que é atuar com responsabilidade social e ambiental na gestão dos seus negócios” conclui o Presidente da Liquigás, Antonio Rubens Silva Silvino.

Programa Siga Bem Criança


Em 07 de dezembro de 2006, durante evento no Centro Operativo de Osasco, a Liquigás aderiu ao “Programa Siga Bem Criança”, que é um manifesto pelo fim da exploração e da violência sexual contra a criança e o adolescente.
Desta forma, a Liquigás propõe-se a apoiar o Projeto Siga Bem Criança, do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras, com seus caminhões devidamente adesivados contendo o telefone do disque denúncia (disque 100, todos os dias, das 8h às 22h), além do incentivo aos procedimentos a serem tomados contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Programa Siga Bem Caminhoneiro - veiculado nacionalmente em 220 emissoras de rádio, é um dos principais canais de mobilização e disseminação de informações sobre o Siga Bem Criança.

O Programa Siga Bem Criança

O programa da Petrobras conscientiza milhares de profissionais das estradas sobre os problemas da prostituição de crianças e adolescentes no país.

Fome, miséria, violência e abuso sexual. Esses são os principais motivos que levam inúmeras crianças e adolescentes a saírem de casa. A estrada se torna um importante canal de fuga, já que em 2 ou 3 dias esses jovens estarão a centenas de quilômetros de casa. E, o pior, em breve esses meninos e meninas estarão sofrendo exploração sexual por um prato de comida ou um saco de biscoito.

Infelizmente, hoje o Brasil é o país que tem o maior número de crianças e adolescentes sofrendo exploração sexual. A falta de informações, somada à dificuldade de identificação, impede muitas vezes a denúncia. Para combater essa violação dos direitos humanos, foi lançado há seis anos o Programa Siga Bem Criança, iniciativa de combate à exploração sexual infanto-juvenil na beira das estradas, que integra o Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras e conta com a participação da Subsecretaria Especial dos Direitos Humanos e organismos como a UNICEF.

O Siga Bem Criança está embasado no projeto “Um mundo para as crianças”, acordo firmado entre os governos e a ONU/Unicef em 2002. A iniciativa possui 21 metas e objetivos específicos, a serem atingidos ao longo da próxima década, para melhorar a saúde infantil, a educação e a proteção às crianças contra o abuso, a exploração e a violência, além de combater a transmissão do HIV/AIDS.

Liquigás lança PUROGAS:



Liquigás lança Purogas: novo produto irá atender mercado de aerossóis

Companhia investiu R$ 4 milhões no desenvolvimento do produto e construção de planta industrial de purificação de gases

A Liquigás lança o Purogas, um novo produto para atender a demanda crescente do mercado de gases propelentes para aerossóis. O investimento da Liquigás neste projeto foi de R$ 4 milhões e englobou o desenvolvimento do produto e a construção de uma nova planta industrial de purificação de gases.

Os gases propelentes para aerossóis (mistura de propano e butano), amplamente utilizados por fabricantes de desodorantes, cosméticos, desodorizadores de ambiente, inseticidas, medicamentos, produtos alimentícios e óleos, entre outros produtos, são pouco explorados pelas empresas distribuidoras no mercado brasileiro.

“O lançamento do Purogas demonstra o posicionamento da Companhia de buscar permanentemente o desenvolvimento e ofertar soluções para atender às necessidades e demandas do mercado”, afirma Antonio Rubens Silva Silvino, presidente da Liquigás Distribuidora. Ele destaca que o lançamento do Purogas é referência para o setor e está alinhado à estratégia da Liquigás de liderar a inovação no mercado de GLP.

Segundo Thomaz Lucchini Coutinho, diretor de GLP Granel da Liquigás, a empresa identificou que não havia no País uma planta industrial capaz de fornecer ao mercado um produto com o nível de pureza requerido pelas indústrias de aerossóis. A planta do Purogas passa a integrar o Centro Operativo da Liquigás em Capuava, em São Paulo, considerado um de seus mais modernos centros de engarrafamento e distribuição de GLP, certificado pelas Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

A Liquigás tem estudos para realização de uma etapa de expansão, visando à duplicação da capacidade da planta, que deve exigir outros R$ 2 milhões em investimento. “A ampliação de nossa capacidade vai depender do crescimento do mercado, mas o importante é estarmos preparados para atendê-lo”, pondera Thomaz.

A planta industrial tem capacidade para produzir 20 mil toneladas/ano do produto, sendo que, com a expansão da planta, a capacidade deverá atingir cerca de 50 mil toneladas/ano.

Sobre o PUROGAS
O Purogas é um propelente livre de impureza, odor e umidade, característicos dos gases liquefeitos de petróleo. Seu processo de obtenção consiste da filtragem do propano e butano, resultando em um gás de elevado padrão de qualidade. Purificado, o produto será comercializado em várias proporções de mistura de propano e butano, de acordo com a pressão de vapor desejada pelo cliente em função da aplicação.

Outra inovação é que a Liquigás oferecerá aos seus clientes a opção do preparo das misturas dos gases no momento da entrega, o que será possível com a utilização de caminhões com tanques separados para armazenagem do butano e propano.