No dia 06 de julho, a Liquigás, em parceria com a Transpetro e a Galvão Engenharia, realizou o primeiro abastecimento de propeno no Terminal Aquaviário da Ilha Redonda (RJ). A GMG-LE, na busca de novas oportunidades de mercado, identificou a demanda para fornecimento do produto. Em pesquisa realizada sobre a utilização do insumo, foi apurado que o propeno seria usado para o sistema de refrigeração dos tanques e esferas de armazenamento de GLP. A GGLOG/GSUP possibilitou a aquisição do produto através da Braskem e a GGLOG/GTRAN efetuou a contratação do transporte. Além da margem que foi agregada ao negócio da Liquigás, também foi aumentado o portfólio de produtos, disponibilizando o propeno para atender novas oportunidades no segmento de refrigeração.

A transferência de produto através de carreta é um fato atípico na Ilha Redonda. Após a Liquigás ter aceitado o desafio, garantindo a operação sem riscos, a Transpetro informou que esta nova modalidade de abastecimento passará a ser uma operação regular e constante no Terminal. Atualmente a Ilha Redonda possui capacidade de refrigeração de 60 t/hora de GLP. Com a conclusão da fase 0 (Revamp da Ilha Redonda) a previsão é atingir um aumento de produção de 100 t/hora de GLP, para estocagem em tanques refrigerados. Até o final do ano de 2011, estão previstas 04 novas fases de ampliação do sistema de refrigeração. A Companhia fornecerá carretas de propeno para todas as fases.

A Gerência Setorial de Construção e Montagem do Terminal Aquaviário da Ilha Comprida, publicou no portal da Petrobras a notícia do abastecimento do Vaso de Propeno na Ilha Redonda, informando que a operação foi concluída com sucesso.
Consultor da Liquigás, Luis Alberto Fernandes
GVGLEIII - David Sérgio Machado Marinho
GMG-LE – Adriano Campos Pereira

Fonte: Intranet/Liquigás
http://portalpetrobras.petrobras.com.br/PetrobrasPortal/appmanager/portalp/desktop?_nfpb=true&_pageLabel=dctm_noticia_engenharia&idConteudo=mais_noticias_002601&areaAtual=engenharia
Erlânio Sandro Rufino
31-9612-9656
Granel da Liquigás! Eu indico!